Mato Grosso, Quarta-Feira, 15 de Maio de 2024     
Novo Portal
Reitor da Unemat reúne-se com representantes de sindicatos e da Fiemt
Na ocasião, os nomes indicados ao Conselho Curador da Instituição foram apresentados à reitoria
Reitor da Unemat reúne-se com representantes de sindicatos e da Fiemt
17/03/2004 16:41:01
por Coordenadoria de Comunicação Social

O reitor da Universidade do Estado de Mato Grosso, Taisir Mahmudo Karim, recebeu nesta quarta-feira (17-03), na sede administrativa da Instituição, representantes de sindicatos patronais de Cáceres ligados à Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt), o superintendente do Sindicato das Indústrias de Cáceres (Sinduscac), Jorge Augusto Amedi, e o assessor sindical da Fiemt, Marco Aurélio Ribeiro Coelho Júnior, que vieram pedir suporte técnico da Universidade para elaboração e prática de projetos para a indústria cacerense. A reunião também teve como objetivo apresentar os nomes dos conselheiros indicados pela Federação que irão fazer parte do Conselho Curador, órgão máximo da Universidade.

José Carlos Job, da Construção Civil Ltda (Construpec), será o titular e Alcides Messias Bisinoto da Conquista- Indústria e Comércio de Cereais Ltda, o suplente no Conselho.

A opção pela busca de parcerias com a Universidade, segundo Marco Aurélio, foi a de que é a academia quem qualifica os profissionais que o mercado local precisa. “Não podemos formar mão-de-obra qualificada aqui e exportá-la para a capital. Os empresários de Cáceres precisam ter consciência em utilizar essa mão-de-obra”, declarou, acrescentando que a Unemat é a maior indústria de Cáceres, em formação e conhecimento.

ESTÁGIO- Outra proposta feita pela Federação e sindicatos foi a de que a Universidade procure o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) para que se firme convênios para estágio dos acadêmicos nas indústrias do município.

O exemplo de um dos Câmpusda Instituição, o de Tangará da Serra (240 km da capital), foi citado na reunião por Taisir. Lá a maioria dos acadêmicos fazem estágio intermediado pela Federação das Indústrias.

Karim foi receptivo e objetivo com os visitantes. Pediu projetos e apoio da Federação e sindicatos, colocando-se à disposição para o que for preciso. “A Universidade está com as portas abertas para todos os setores da sociedade. Esse é o papel de uma Instituição de Ensino Superior Pública, dar respostas aos problemas da sociedade”.

MUDANÇAS- A partir desse primeiro contato e da proposta da Fiemt juntamente com os representantes dos Sindicatos das Indústrias da Alimentação (SIA); da Construção e Mobiliário de Cáceres (Sinduscom) e Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico (Sindimec), Jorge Amedi acredita que haverá mudanças de paradigmas e crenças e soluções de dificuldades que muitas vezes se colocam à frente do mercado. “Nós seremos intermediários, parceiros na construção de projetos de desenvolvimento sustentável, não somente para nossa cidade, mas para toda região”.

Amedi acrescentou que ninguém pode se movimentar sozinho, e que essas articulações e parcerias são extremamente necessárias à melhoria dos trabalhos efetuados por qualquer instituição, o que chama para si a responsabilidade social. “Em Cáceres nós temos como parceiros hoje o Sesi e o Senai e acreditamos que num futuro bem próximo a Universidade e o IEL também estarão trabalhando conosco, viabilizando projetos e estágios, que beneficiem a comunidade externa e interna da Universidade”, finaliza Jorge.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24728 | Impressões: 140887
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada